Um anúncio no Mercado Livre pode ser do tipo Simples (quando possui apenas uma opção de variação) ou variável (quando possui mais de uma opção de variação, como “Tamanho” e “Cor”, por exemplo).


Alguns vendedores além da opção de Cor e Tamanho, podem optar por outros tipos de variações, como por exemplo:  no anúncio de uma Bicicleta, as peças podem ser diferenciadas entre esquerda e direita, bem como podem existir outras características que sejam específicas ao produto anunciado. 


Essas opções no Mercado Livre são aceitas apenas como Variação Customizada, e assim, para que todas as opções apareçam no mesmo anúncio no Mercado Livre, é necessário que essas variações diferentes sejam enviadas como customizada.  


Para entendermos melhor, veremos os exemplos abaixo.


Exemplo 1:

Um produto no ANYMARKET cadastrado com duas variações: Cor e Quadro.



A variação ‘Cor’ é uma variação predefinida pelo Mercado Livre e será incluída como variação, já a variação ‘Quadro’ é uma variação que não “existe” no Mercado Livre, sendo assim será então incluída como uma variação customizada.



Para que a variação padrão e a variação customizada sejam inseridas no corpo do anúncio, a variação padrão deve ser vinculada na tela de “tipos de variações”:



Exemplo 2:

Um produto que tenha duas variações customizadas: Aro e Quadro.


Nesse caso pelo fato do produto ter apenas variações customizadas, o sistema continua com o procedimento normal, sendo assim, uma variação será concatenada ao título do anúncio e a outra será incluída como variação customizada:



Para esse anúncio não é necessário que a variação seja vinculado na tela de “Tipos de Variações”, pois esse processo é apenas para variações pre-definidas.