Enriqueça o catálogo de seus produtos e ganhe relevância nos Marketplaces


Os atributos (conhecido também como características) são extremamente importantes no cadastro de seus produtos. São eles, um dos responsáveis por tornar seu anúncio mais relevante nos canais de venda.


Pensando nisso, o ANYMARKET traz uma nova funcionalidade que te ajudará a enriquecer o cadastro de seus produtos de acordo com os atributos sugeridos pela categoria do Marketplace.


Inicialmente esta funcionalidade estará disponível somente para o Mercado Livre e em breve iremos expandir esta funcionalidade para os demais Marketplaces.


O que mudou?


Antes para realizar o vínculo de um atributo do seu produto com um atributo do marketplace, era necessário acessar o cadastro de produto e realizar as alterações individualmente, produto por produto.

Também era difícil encontrar os atributos sugeridos pelo Marketplace de forma simples já que isto era possível somente dentro da tela de grupo de características.



Agora com esta nova funcionalidade será possível:

  • Fazer o Match de seus atributos com os atributos do Marketplace facilmente.
  • Completar a ficha técnica dos produtos conforme sugestões do Marketplace.
  • Verificar nível de preenchimento de atributos por categoria.
  • Lançar exceções de vínculo de atributo individualmente no produto.


Abaixo separamos um breve descritivo sobre o cada uma das entregas listadas acima.


1 - Match de atributos

Se os seus produtos já possuem atributos cadastrados no ANYMARKET ou se você irá integrar novos produtos com atributos associados, saiba que é necessário realizar o vínculo dos atributos de seus produtos com os atributos disponíveis no Marketplace.

Existem duas formas de vinculações de atributos:


1.1 Match: Quando o nome do atributo cadastrado corresponde ao mesmo nome do atributo existente no Marketplace. Neste cenário é assumido automaticamente o valor inserido no atributo como sendo o valor disponível no canal de venda.

  • Exemplo: O atributo foi cadastrado com o nome “Cor” e teve Match com o atributo existente no Marketplace com o nome “Cor”.


1.2 Vínculo: Se não acontecer o Match é necessário fazer o vínculo manualmente do atributo cadastrado no ANYMARKET com o atributo existente no Martketplace.

  • Exemplo: O atributo foi cadastrado com o nome “Cor do Sapato” e teve de ser vinculado manualmente com o atributo existente no             Marketplace com o nome “Cor”.


Para os cenários em que o Match não ocorre automaticamente, você pode continuar realizando o vínculo diretamente no cadastro de seus produtos. O que muda é que a partir de agora quando for realizada a associação de um atributo em um produto, automaticamente todos os outros produtos que pertencerem a mesma categoria e utilizarem o atributo associado terão o mesmo vínculo aplicado.


1. 3 Vamos dar um exemplo:


Suponhamos que temos 3 produtos cadastrados e 2 categorias no ANYMARKET conforme tabela abaixo:


Produto
Categoria ANYMARKET
Atributo
Camiseta ABC
Camisetas
Cor do item
Camiseta YXZ
Camisetas
Cor do item
Bermuda XCV
Bermudas
Cor do item


Ao acessar o produto “Camiseta ABC” e vincular o atributo “Cor do item” ao atributo “Cor” do Marketplace o produto terá o vínculo aplicado e também todos os produtos da categoria “Camisetas” que tiverem o atributo “Cor do item” também. Sendo assim o produto “Camiseta YXZ” terá o vínculo realizado automaticamente com o atributo “Cor” do canal de venda.


Já o produto “Bermuda XCV” não terá o vínculo realizado já que a sua categoria é “Bermudas”. Para vincular o atributo deste produto será necessário realizar o mesmo processo realizado


Outra maneira de fazer o vínculo de seus atributos é por meio do vínculo de categorias com o Marketplace.


Explicaremos abaixo o passo a passo:


1.4 Acesse o cadastro de categorias (Cadastro > Categorias) e selecione a categoria que deseja realizar o vínculo dos atributos. Selecione o Mercado Livre clicando em “Completar”.

1.5 Clique em “Continuar” e então a tela de Vínculo de Atributos será exibida. Serão exibidos todos os atributos cadastrados nos seus produtos que correspondam a mesma categoria vinculada no Marketplace.



1.6 Nesse momento podem existir atributos que ainda estão pendentes de vínculo ou que estão completos, ou seja, o match já foi realizado, basta alterar o filtro para vê-los:



1.7 Para realizar o vínculo do atributo, basta selecionar o atributo do Marketplace com o qual deseja realizar o vínculo do seu atributo e clicar em Vincular.



1.8 Dependendo do atributo do Marketplace escolhido, você deverá vincular também os seus valores. Para isso clique no botão “Vincular valores”.



1.9 Relacione os valores existentes em seus produtos com os valores existentes no Marketplace.



1.10 Pronto, faça o vínculo com todos os nomes e valores de atributo pendentes de vínculo em todas as suas categorias. Assim, o vínculo será refletido automaticamente para todos os produtos que estejam naquela categoria e possuam aqueles atributos vinculados.


2 - Preenchimento de ficha técnica

 

Exporte em uma planilha Excel todos os seus produtos e atributos sugeridos pelo Marketplace de acordo com as categorias selecionadas, complete a ficha técnica e faça a importação os atributos sugeridos em seus produtos.

Os atributos exibidos na planilha serão sempre os atributos que o Marketplace sugere como necessário para seu anúncio ter uma melhor visibilidade.


Explicaremos abaixo o passo a passo:


2.1 Acesse a tela de “Tarefas em Lote” e clique no botão “Baixar Planilha de Produtos”.



2.2 Selecione o Marketplace desejado.



2.3 Selecione as categorias em que deseja completar a ficha técnica de seus produtos. Aqui serão listadas somente as categorias que possuem produtos e também as categorias que já estão vinculadas com o Marketplace.




2.4 No final da tela clique no botão “Baixar Planilha” para que o ANYMARKET possa iniciar o processo de geração da planilha. Na sequência clique no “Histórico de Exportações” para fazer o Download.



2.5 Clique no botão de Download assim que sua planilha estiver pronta.



2.6 Abra a planilha e complete a ficha técnica de seus produtos conforme os atributos sugeridos pelo Marketplace.




2.7 Após completar a ficha técnica na planilha Excel, acesse a tela de Tarefas em Lote e clique no botão “Enviar Planilha Preenchida”.



2.8 Após abrir a tela de upload, clique no botão “Selecionar Planilha” e selecione a planilha que acabou de preencher.


Durante o processamento serão criados nos produtos os atributos preenchidos bem como atualizados os atributos que forem modificados. Vale lembrar que será possível incluir ou atualizar apenas os atributos que forem sugeridos pelo Marketplace.


3 - Percentual de ficha técnica preenchida


Veja na tela de categorias o percentual de vinculação de seus atributos. Para isto acesse a tela de Cadastro > Categorias e selecione uma categoria desejada.



O cálculo leva em consideração os atributos sugeridos pela categoria e todos os produtos que estão associados a categoria selecionada.


4 - Lançamento de Exceção de atributo


Você poderá definir um atributo como sendo uma exceção para um produto em específico. A exceção significa que aquele atributo (nome ou valor do mesmo) está diferente do padrão definido no de-para de atributos na categoria desse produto.

Suponhamos que na categoria “Camisetas” você configurou o atributo “Cor” para ser vinculado a “Cor” no Marketplace, mas, você possui um determinado produto que está nesta categoria e não pode ser enviado com o nome vinculado em toda categoria.

Desta forma basta acessar o cadastro do produto, selecionar a característica desejada e clicar no ícone de edição. Selecione o novo valor para característica e salve o produto.

Para restaurar o nome/valor da característica repita o mesmo passo, mas, ao invés de alterar o valor clique em restaurar padrão.