Existem marketplaces que exigem a informação de 'Código de rastreio' e/ou 'URL de rastreio' para atualização de pedidos para 'Enviado'; porém, existem transportadoras que não geram essas informações, dessa forma, o pedido não atualiza automaticamente (pelas integrações), sendo necessário uma intervenção manual do usuário. Agora será possível realizar o preenchimento desses campos de forma automática, basta realizar uma configuração padrão para que isso ocorra.  


Então, a funcionalidade tem como objetivo verificar na atualização de pedidos para 'Enviado' se não existe valor para os campos de 'Rastreio' e/ou 'URL de rastreio' e substituir pelo valor configurado na funcionalidade para permitir a atualização do pedido. A funcionalidade está disponível para todos os marketplaces ativos.


Caso a informação de 'Código de rastreio (tracking_number)' e/ou 'URL da Transportadora (tracking_url)' não seja encaminhada quando for realizado uma atualização de pedidos para o Anymarket para o status 'Enviado (PAID_WAIT_DELIVERY)', então devemos verificar se há configuração de preenchimento do valor para o marketplace em questão.


Para verificar e substituir os valores configurados, devemos verificar o campo de 'Transportadora (carrier_name)' para identificar se o pedido deve ser substituído pelo valor configurado.


Obs.: A atualização do pedido para Enviado poderá vir da API, planilha e integrações como Bling, KPL e Intelipost.


Para criar uma nova Configuração padrão de rastreio por transportadora basta acessar a nova tela em Cadastro > Valores Padrão > Rastreio Transportadora:



Passos necessários para realizar a configuração


1. Para criar uma nova configuração de valores padrão de rastreio por transportadora, clique em Novo e informe os dados necessários. No caso o Nome da configuração é um campo obrigatório.



2. Após informar o nome da configuração, selecione os marketplaces que você gostaria de utilizar a configuração padrão. Podem ser selecionados todos os marketplaces ativos, um ou nenhum, dependerá de quais marketplaces você gostaria de aplicar os valores padrão de rastreio.



3. No campo de “Nomes possíveis para transportadora” informe os nomes de transportadoras que essa regra será aplicada. Poderá ser informado mais de uma transportadora.



4. No campo de “URL” é possível informar a URL que gostaria que fosse preenchida na URL de acompanhamento de rastreio no pedido, caso a mesma esteja vazia.

Os campos possíveis para o usuário configurar para serem concatenados com o valor da 'URL de rastreio' são:

- Número da nota fiscal do pedido

- Número do pedido no marketplace

- CPF/CNPJ do comprador

É possível concatenar à URL um desses valores, dois, três ou nenhum. O cliente informa a URL que desejar utilizar.



5. No campo de “Código de Rastreio” é possível informar qual valor o cliente gostaria de utilizar como sendo o código de rastreio quando o mesmo estiver vazio.

Os campos possíveis para o usuário configurar para serem o valor do 'Código de rastreio' são:

- Número da nota fiscal do pedido

- CPF/CNPJ do comprador

- Número do pedido no marketplace



Exemplo


Caso seu pedido seja da Netshoes e utilize a transportadora “XYZ Transportes”, mas ela não envia o código de rastreio do pedido e o usuário gostaria que o código de rastreio fosse preenchido com o número da nota fiscal do pedido, então deverá ser selecionado o marketplace “Netshoes”, cadastrado nos Nomes possíveis “XYZ Transportes” e ativar o Código de Rastreio. A configuração padrão ficaria como na imagem abaixo:



Caso a transportadora, além de não informar o código de rastreio, também não informe a URL de rastreio, então é necessário ativar a URL na configuração padrão e informar a URL que gostaria de preencher no pedido. Por exemplo, a configuração ficaria assim utilizando o exemplo anterior: