O ANYMARKET lançou a funcionalidade de integração com Campanhas do Mercado Livre. Agora você pode gerenciar as campanhas que você foi convidado pelo Mercado Livre no ANYMARKET de forma muito simples!


Mas primeiro, o que é uma Campanha do Mercado Livre?

Os vendedores que recebem assessoramento por parte da equipe comercial do Mercado Livre são convidados periodicamente a participar de diferentes campanhas de ofertas que se realizam no site, fazendo com que o anúncio fique conforme abaixo: 



No ANYMARKET, você pode acessar suas campanhas no menu Cadastro > Campanhas ML. Ao acessar essa tela, caso você tenha campanhas no Mercado Livre, elas aparecerão na tela conforme segue:



O primeiro passo nessa tela é selecionar a conta do Mercado Livre que você deseja verificar suas campanhas, visto que o ANYMARKET gerencia múltiplas contas do Mercado Livre.


Com a conta do Mercado Livre selecionada, aparecerão todas as Campanhas do Mercado Livre daquela conta, caso hajam. 



As informações que aparecem nessa primeira tela da funcionalidade de Campanha são: 

  • Nome da Campanha;
  • Prazo de adesão à campanha (deadline);
  • Descrição da Campanha. 


Depois de visualizar as campanhas disponíveis, o próximo passo é gerenciar os anúncios para podermos inserir quais produtos devem ser encaminhados para o Mercado Livre para fazerem parte da Campanha selecionada. 



Ao clicarmos em 'Gerenciar Anúncios', teremos a seguinte tela de ações possíveis:



Podemos identificar que temos as seguintes ações e dashboards: 

  • Importação de produtos via planilha;
  • Consulta de produtos que estão inseridos na Campanha;
  • Prazos importantes para a Campanha em questão;
  • Requisitos necessários que os produtos devem cumprir para estarem na Campanha;
  • Quantidade de produtos que estão na Campanha.


Para consultar os requisitos, basta clicar no botão 'Requisitos': 



Para consultar os produtos em Campanha, devemos clicar no botão de 'Consultar Produtos da Campanha': 



Nessa tela, conseguimos identificar os produtos e suas situações na Campanha em questão. Quando o produto é encaminhado para uma Campanha, o produto fica com o status de 'Pendente', pois o Mercado Livre deve aprova-lo ou rejeita-lo. Assim que o marketplace aprovar ou rejeitar o item, o status do produto ficará atualizado no ANYMARKET. 


Para exportar os produtos da Campanha em um relatório XLS, é possível realizar a ação de clicar no botão 'Exportar Produtos da Campanha': 




Uma última ação possível é 'Importar produtos via planilha': 


Para importar e encaminhar os produtos para uma Campanha, devemos realizar a importação dos produtos via planilha no ANYMARKET, dessa forma, a fim de facilitar o uso da funcionalidade, disponibilizamos uma aba onde você pode primeiro exportar os produtos que deseja encaminhar para a Campanha em um relatório XLS já no formato necessário para ser encaminhado para o Mercado Livre. 


E, em seguida, assim que exportar o relatório, sempre recomendamos que seja realizada uma validação nos produtos, alterados os 'Preços De' e 'Preços Por', caso deseje e, por fim, encaminhe a planilha alterada para o ANYMARKET na aba de 'Importar'.



Pronto! Seus produtos foram encaminhados para a Campanha no Mercado Livre que você foi convidado. 


Com essa funcionalidade, não é necessário encaminhar as planilhas de Campanha para a equipe do comercial do Mercado Livre mais; dessa forma, o processo fica mais prático e automatizado. 


Pontos de Atenção: Para realizar alterações de preço de produtos em Campanha, é necessário altera-los na tela de Campanha do ANYMARKET, ou seja, em Cadastro > Campanhas ML, através da planilha de importação de produtos. 


O preço de um produto em Campanha não deve ser alterado pelo processo de alteração de preço tradicional do ANYMARKET. Como é um novo fluxo de produtos de um marketplace, a alteração deve ser realizada através da tela específica dessa funcionalidade. 


Outro ponto de atenção é em relação ao prazo de encaminhar produtos para a Campanha e o aumento de preço de produtos que estão em Campanha. 


O prazo de encaminhar produtos para a Campanha (deadline) deve ser seguido, pois uma vez que a deadline tenha finalizado, o Mercado Livre não aceita novos produtos para a Campanha e nem a remoção de produtos que estão em Campanha já. 

Quando a deadline de uma Campanha finalizar, somente através do contato com a equipe comercial do Mercado Livre é possível remover um anúncio da Campanha já vigente. 


Não é possível realizar o aumento de preço de um anúncio que está em Campanha, a API do Mercado Livre possui uma trava para esse tipo de ação, visto que um anúncio em Campanha, é um anúncio com um preço diferenciado. 


Assim que a Campanha for finalizada, os anúncios serão retornados aos seus preços comuns conforme estavam antes da Campanha iniciar.