Nessa funcionalidade será possível cadastrar as lojas físicas no ANYMARKET (no mínimo 2 lojas físicas), ter anúncios do Mercado Livre e importar pedidos com retirada em loja. 


Estará disponível somente para os sellers que tenham a funcionalidade autorizada pelo Mercado Livre e com permissão no Gumga Segurança.


Dentre as restrições, não haverá a possibilidade de vinculação do cadastro de lojas existentes no Mercado Livre, mas os pedidos que estiverem com retirada em lojas não cadastradas no ANYMARKET serão importados (sem os dados de endereço).


Loja


Ao acessar o menu em "Cadastro > Lojas > Listagem” é possível realizar as ações de cadastro de lojas, transmissão e remoção das lojas nos marketplaces. Nesse primeiro momento a funcionalidade irá atender o envio de lojas para retirada somente para o marketplace Mercado Livre.





Ao clicar em Novo é aberta a tela para o cadastro de uma nova Loja, por padrão a Loja virá como Ativa e o Tempo de Retirada de 15 dias. É necessário preencher todos os campos obrigatórios e salvar o cadastro.





Ao clicar em Ações > Transmitir para Marketplace será possível enviar a loja para o respectivo marketplace, no caso para o Mercado Livre é possível escolher para quais contas é possível ativar as lojas selecionadas.





Basta selecionar uma loja, clicar em Ações > Transmitir para Marketplace e selecionar as contas para as quais deseja enviar a loja.



Então será mostrado que a loja foi transmitida com sucesso para o marketplace, desde que a loja esteja ativa no Anymarket. Caso ocorra algum problema no envio da loja será mostrada uma mensagem de falha. Basta clicar em Visualizar falhas e ver as mensagens relatando os problemas ocorridos.









Caso queira realizar a remoção de uma loja do marketplace basta selecionar a loja que deseja remover e depois clicar em Ações > Remover do Marketplace.




Após clicar em Remover do Marketplace será mostrada uma tela com os marketplaces para escolher de quais deseja remover a loja. Escolha a conta que queira remover a loja e clique em Confirmar.





Após transmitir a loja para o marketplace desejado, e a mesma ser ativada no marketplace, é possível criar regras, que podem ser aplicadas aos produtos, marcas ou categorias, realizando assim o envio da loja escolhida para os marketplaces vinculados às lojas.





Para criar uma nova regra basta clicar em Novo. Será mostrada a tela para cadastro das regras para as lojas. É necessário informar uma descrição, pelo menos uma condição e uma ação para cada regra.





Para criar uma nova condição para a regra clique em Novo. Será aberta uma tela para cadastro da condição da regra. A condição pode ser aplicada por Marca, por Categoria, por Marca e Categoria, ou somente por produto. Selecione uma condição em clique em Próximo Passo.




Após clicar em próximo Passo será mostrada uma tela para conclusão da Condição. Clique em Concluir.





É possível adicionar uma nova Condição nesse caso, a única restrição para ter mais de uma condição é quando é criada uma condição para Produto, pois a condição para produto não pode ser aplicada com condição de marca ou categoria.





Agora é necessário cadastrar uma nova Ação. Basta selecionar a aba Ações e clicar em Novo. Será mostrada uma tela para cadastro da ação, na qual deverá ser selecionada a opção Vincular lojas cadastradas.



Selecione uma ou mais lojas para as quais deseja aplicar a regra e clique em confirmar.




Após Criar as condições e as ações clique em Salvar. Nesse momento a regra será aplicada para as lojas escolhidas de acordo com as condições escolhidas. Enviando assim, as lojas para os anúncios que se encaixem nas condições.
Quando o anúncio possuir retirada em loja no Mercado Livre o mesmo irá aparecer da seguinte forma:




O cliente então, irá selecionar a loja para retirada e concluir o pedido no Mercado Livre.





No Anymarket, caso sejam aplicadas regras que sejam conflitantes entre si, a última regra aplicada irá sobrepor as outras já existentes.
Caso a regra seja inativada, as lojas, aplicadas aos anúncios pela regra, serão removidas dos anúncios.
Caso a loja seja inativada no cadastro do Anymarket, a mesma também será inativada no Mercado Livre e removida do respectivo anúncio.




Pedidos



Os pedidos com retirada em loja serão importados no ANYMARKET com a forma de envio "Retirada em Loja" e o endereço da loja física onde será retirado o produto.




Quando ocorrer uma venda com uma loja não cadastrada ou que foi inativada, esse pedido será importado, entretanto sem os dados de endereço da loja. Será gerado um alerta no painel de monitoramento informando que a loja não está cadastrada no ANYMARKET. Lembrando que em caso de mudança no status para inativo no cadastro da loja , esta loja será retirada a loja dos anúncios e do cadastro da conta do Mercado Livre, tornando a inativa no Mercado Livre. Se ativada novamente, será gerado um novo cadastro de loja no marketplace, com um novo ID.

No status "Pago", "Faturado" ou "Enviado" haverá a opção para marcar como entregue, no entanto essa ação apenas mudará o status do pedido para "Concluído" e não será encaminhada a atualização para o Mercado Livre uma vez que via API não é possível enviar a atualização de entregue para pedido com retirada no local.



AUTOR: Time Homologação