Sumário.                                                                                                                                     

1. Instalação do Módulo ANYMARKET em sua Plataforma Magento.

2. Seleção do Back Office de Operações.

3. Configuração Back Office I (Magento).

4. Configuração Back Office II (ANYMARKET).

 

A seguir será apresentado um Passo à Passo de Integração do Magento ao ANYMARKET.

1. Instalação do Módulo ANYMARKET em sua Plataforma Magento.

Para realizar tal instalação do Módulo ANYMARKET, basta acessar o endereço disponível em (https://github.com/AnyMarket/magento) e seguir as orientações.

 

2. Seleção do Back Office de Operações.

Para realizar este processo primeiramente é necessário definir qual plataforma será seu Back Office (Centralizador) de Produtos (Preço/Estoque/Cadastro) e Pedidos.

Back Office I (Magento).

  • Produto - Magento envia Cadastro de Produtos para o ANYMARKET. 
  • Preço - Magento envia o Preço para o ANYMARKET. 
  • Estoque - Magento envia Estoque para o ANYMARKET. 
  • Pedidos - Pedidos dos Marketplaces serão integrados ao ANYMARKET, em seguida o ANYMARKET envia estes pedidos ao Magento. O Magento por sua vez envia os Dados de NFe (Faturamento) e Despacho (Envio) para o ANYMARKET, atualizando os Marketplaces. 

Observação: Back Office utilizado comumente pelos sellers que operam apenas com ANYMARKET e Magento, ou que possuem uma Integração direta entre o Magento e algum ERP.

Back Office II (ANYMARKET). 

  • Produto - ANYMARKET envia Cadastro de Produtos para o Magento. 
  • Preço - ANYMARKET envia o Preço para o Magento. 
  • Estoque - ANYMARKET envia Estoque para o Magento. 
  • Pedidos - Pedidos do Magento serão integrados ao ANYMARKET, em seguida o ANYMARKET. O ANYMARKET por sua vez envia os Dados de NFe (Faturamento) e Despacho (Envio) para o Magento, realizando sua atualização.

Observação: Back Office utilizado comumente pelos sellers que operam com ERP, ANYMARKET e Magento. 

 

3. Configuração Back Office I (Magento).

Para iniciar a Configuração siga o Passo à Passo abaixo:

Abra o Magento > Aba Sistema > Configuração.

Em seguida selecione o "Escopo" da sua loja Magento > Localize o Menu "ANYMARKET - Configurações" e clique sobre ele. 

Perceba que o Módulo do ANYMARKET é composto por 08 abas (Geral, Acesso, Logs, CRON, Integração Produtos, Atributos, Integração Pedidos, Sobre).

Aba Geral - Esta aba disponibiliza algumas informações sobre o Módulo ANYMARKET.

 

Aba Acesso - Esta aba é responsável pelas Informações de Autenticação do Módulo, ela é composta pelo: 

  • Servidor - Inserir a URL (api.anymarket.com.br)
  • Token - Esta informação será disponibilizada no e-mail de Abertura de Implantação. 
  • OI - Esta informação será disponibilizada no e-mail de Abertura de Implantação. 
  • URL de Callback - Copie esta URL > Abra o ANYMARKET > Configuração > Parâmetros > No campo "Callback URLs" insira a URL copiada. 

 

Aba Logs - Nesta aba você pode selecionar quais Níveis de Logs deseja que seu Módulo armazene:

 

  • Não Logar - Não irá logar nada, marque essa opção caso tenha certeza. 
  • Baixo - Gerará Logs apenas movimentação de Estoque e Pedidos. 
  • Alta - Gerará Logs de todas as operações do Módulo.

Observação: Recomendamos que durante o processo de Implantação esteja habilitado a opção "Alta" afim de identificar possíveis inconsistências, após o processo de Implantação podemos alterar tal nível "Não Logar / Baixo". 

Notificações Inbox - Se esta opção estiver habilitada, qualquer erro do Módulo gerará uma mensagem Inbox no Magento.  

Aba CRON - Nesta aba temos a configuração de CRONs. O CRON é responsável por disparar gatilhos na Fila de Integração do Módulo, no entanto, caso configure a URL de Callback no ANYMARKET, não é necessário habilitar esta opção, além disso a utilização do CRON pode acarretar algum tipo de lentidão em sua loja, por este motivo recomendamos que todas as opções relacionadas a esta rotina estejam assinaladas como "Não". 

Aba Integração de Produtos - Nesta aba será definido o Fluxo de Integração de Produtos, como estamos configurando o Back Office I (Magento) deverá ser selecionado o Tipo de Integração "Magento To ANYMARKET". Além disso temos algumas configurações extras que devem ser levadas em consideração como  Unidade de Massa, Unidade de Medida, Relacionar Produtos Duplicados, Ignorar Resolução Inválida, Conjunto de Atributos.

  • Unidade de Massa - Selecione como será tratado seu Peso no envio para o ANYMARKET.
  • Unidade de Medida - Selecione como será tratado sua Dimensão para envio ao ANYMARKET.
  • Relacionar Produtos Duplicados - Com esse parâmetro marcado, quando houver um produto com um SKU no ANYMARKET, ele será relacionado automaticamente (Esta opção pode deixar sua loja lenta, por este motivo antes habilita-lá entre em contato com a Equipe de Suporte).
  • Ignorar Resolução Inválida - Ignora imagens que estejam com Resolução inferior à 401 X 401 pixels, ou seja, o SKU será integrado ao ANYMARKET, porém sem imagens.
  • Conjunto de Atributos - Selecione o Conjunto de Atributos de seus SKUs no Magento. 

Aba Atributos - Nesta aba você deverá realizar uma associação dos atributos disponíveis no seu Magento aos atributos que serão sincronizados com o ANYMARKET. Lembrando que todos os atributos listados tem de ser relacionado à um atributo equivalente no seu Módulo. Ou seja, temos o atributo NBM, pode ser que você não utiliza este atributo no Magento, no entanto, será necessário criar um atributo NBM para que possa ser vinculado. 

  • Grupo de Clientes - Grupo de Cliente que irá ser cadastrado quando Importado do ANYMARKET. Normalmente os sellers optam por utilizar o atributo "Geral" ou "General".
  • Tipo de Documento - Atributo responsável por importar Pedidos, geralmente CPF ou CNPJ. Normalmente os sellers optam por utilizar o atributo "TAX/VAT Number" ou "CPF/CNPJ".
  • Configuração do Endereço de Clientes - Este atributo comumente é composto respectivamente por, Rua, Número, Complemento e Bairro. 
  • Descrição - Selecione o(s) atributo(s) de Descrição que deve ser enviado ao ANYMARKET. Neste campo, é possível selecionar mais de um Tipo de Descrição para envio ao ANYMARKET, quando selecionado mais uma Descrição o ANYMARKET, concatena todas elas e atribui um espaço para separação. 

  • Preço - Selecione o atributo que corresponde ao Preço no seu Magento. Lembrando que é possível enviar apenas um atributo de Preço para o ANYMARKET, tal atributo quando integrado ao ANYMARKET, atribuirá no ANYMARKET o campo "Custo" do Cadastro de Produtos.
  • Profundidade - Atributo que corresponde a Profundidade, sempre em centímetros.
  • Altura - Atributo que corresponde a Altura, sempre em centímetros.
  • Largura - Atributo que corresponde a Largura, sempre em centímetros.
  • Vídeo URL - Atributo que corresponde a Vídeo URL, normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • NBM - Atributo correspondente a Nomenclatura Brasileira de Mercadoria, alguns sellers optam por informar neste campo uma equivalência a NCM, porém caso não possua nenhum destes atributos é necessário criá-lo (Criando Atributo no Magento).
  • Origem - Atributo que corresponde a Origem do Produto, esta origem deve ser representada respectivamente pelos números (0 - Nacional; 1 - Importação Direta; 2 - Estrangeira) normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • Código de Barras - Atributo correspondente ao Código de Barras. 

  • Garantia - Atributo correspondente a Garantia, este atributo refere-se a um texto que demonstre a Política de Garantia praticada pela loja, lembrando que tal texto deve ser sucinto e objetivo.
  • Tempo de Garantia - Atributo correspondente ao Tempo de Garantia, tal informação deve ser sempre disponibilizada em meses e sem nenhuma informação de texto, apenas número.
  • Marca - Atributo correspondente a Marca. 
  • Modelo - Atributo correspondente a Modelo.
  • Markup - Atributo correspondente a Markup, esse Markup será atribuído ao Cadastro de Produtos e será utilizado para Cálculo de Preço caso você opte pelo Cálculo Automático de Preço. Normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • Preço Calculado - Atributo correspondente a Preço Calculado, este atributo deve ser do Tipo Sim/Não (Yes/No). Se Sim (Yes) o Preço vinculado ao Cadastro de Produto no ANYMARKET será "Automático", ou seja, Preço de Custo X Markup = Preço Base. Caso Não (No) o Preço vinculado ao Cadastro de Produto será "Manual", ou seja, você deverá acessar o anúncio no ANYMARKET para ajustar tal Preço de Venda. Normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).

Aba Integração de Pedidos - Nesta aba será definido o Fluxo de Integração de Pedidos, como estamos configurando o Back Office I (Magento) deverá ser selecionado o Tipo de Integração "ANYMARKET To Magento"

Para iniciar a Integração de Pedidos é sugerido que seja selecionado os seis Status de Pedidos disponíveis Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado. 

Selecionado os status é necessário realizar a equivalência de status ANYMARKET > Magento. 

Sendo assim, na aba do lado direito "Status Order ANYMARKET", selecione os seis status de Pedidos (Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado) em seguida associe corretamente a equivalência destes status com o seu Magento. Normalmente estes status podem divergir de Magento para Magento, sendo assim recomenda-se que entre em contato com sua Plataforma Magento para verificar exatamente qual a equivalência de status para que não ocorra nenhuma inconsistência.

Realizado o processo anterior é necessário configurar o Fluxo Inverso, ou seja, Magento > ANYMARKET. 

Sendo assim, na aba do lado esquerdo "Status Order ANYMARKET", selecione os seis status de Pedidos (Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado), em seguida associe corretamente a equivalência destes status com o seu Magento. Normalmente estes status podem divergir de Magento para Magento, sendo assim recomenda-se que entre em contato com sua Plataforma Magento para verificar exatamente qual a equivalência de status para que não ocorra nenhuma inconsistência.

Aba Sobre - Demonstra algumas informações sobre a versão do Módulo, importante mantenha seu Módulo sempre atualizado com as versões mais recentes. 

 

4. Configuração Back Office II (ANYMARKET).

Para iniciar a Configuração siga o Passo à Passo abaixo:

Abra o Magento > Aba Sistema > Configuração.

Em seguida selecione o "Escopo" da sua loja Magento > Localize o Menu "ANYMARKET - Configurações". Perceba que o Módulo do ANYMARKET é composto por 08 abas (Geral, Acesso, Logs, CRON, Integração Produtos, Atributos, Integração Pedidos, Sobre).

Aba Geral - Esta aba disponibiliza algumas informações sobre o Módulo ANYMARKET.

Aba Acesso - Esta aba é responsável pelas Informações de Autenticação do Módulo, ela é composta pelo: 

  • Servidor - Inserir a URL (api.anymarket.com.br)
  • Token - Esta informação será disponibilizada no e-mail de Abertura de Implantação. 
  • OI - Esta informação será disponibilizada no e-mail de Abertura de Implantação. 
  • URL de Callback - Copie esta URL > Abra o ANYMARKET > Configuração > Parâmetros > No campo "Callback URLs" insira a URL copiada. 

Aba Logs - Nesta aba você pode selecionar quais Níveis de Logs deseja que seu Módulo armazene:

 

  • Não Logar - Não irá logar nada, marque essa opção caso tenha certeza. 
  • Baixo - Gerará Logs apenas movimentação de Estoque e Pedidos. 
  • Alta - Gerará Logs de todas as operações do Módulo.

Observação: Recomendamos que durante o processo de Implantação esteja habilitado a opção "Alta" afim de identificar possíveis inconsistências, após o processo de Implantação podemos alterar tal nível "Não Logar / Baixo". 

Notificações Inbox - Se esta opção estiver habilitada, qualquer erro do Módulo gerará uma mensagem Inbox no Magento.  

Aba CRON - Nesta aba temos a configuração de CRONs. O CRON é responsável por disparar gatilhos na Fila de Integração do Módulo, no entanto, caso configure a URL de Callback no ANYMARKET, não é necessário habilitar esta opção, além disso a utilização do CRON pode acarretar algum tipo de lentidão em sua loja, por este motivo recomendamos que todas as opções relacionadas a esta rotina estejam assinaladas como "Não". 

Aba Integração de Produtos - Nesta aba será definido o Fluxo de Integração de Produtos, como estamos configurando o Back Office II (ANYMARKET) deverá ser selecionado o Tipo de Integração "ANYMARKET To Magento". Além disso temos algumas configurações extras que devem ser levadas em consideração como  Unidade de Massa, Unidade de Medida, Relacionar Produtos Duplicados, Ignorar Resolução Inválida, Conjunto de Atributos.

  • Unidade de Massa - Selecione como será tratado seu Peso no envio para o Magento.
  • Unidade de Medida - Selecione como será tratado sua Dimensão para envio ao Magento.
  • Relacionar Produtos Duplicados - Com esse parâmetro marcado, quando houver um produto com um SKU no Magento, ele será relacionado automaticamente (Esta opção pode deixar sua loja lenta, por este motivo antes habilita-lá entre em contato com a Equipe de Suporte).
  • Ignorar Resolução Inválida - Ignora imagens que estejam com Resolução inferior à 401 X 401 pixels, ou seja, o SKU será integrado ao Magento, porém sem imagens.
  • Conjunto de Atributos - Selecione o Conjunto de Atributos de seus SKUs no Magento. 

Aba Atributos - Nesta aba você deverá realizar uma associação dos atributos disponíveis no seu Magento aos atributos que serão sincronizados com o ANYMARKET. Lembrando que todos os atributos listados tem de ser relacionado à um atributo equivalente no seu Módulo. Por exemplo, o atributo NBM, muitos sellers não utilizam este atributo no Magento, no entanto, será necessário criar um atributo NBM para que possa ser vinculado (Criando Atributo no Magento). 

  • Grupo de Clientes - Grupo de Cliente que irá ser cadastrado quando Importado do ANYMARKET. Normalmente os sellers optam por utilizar o atributo "Geral" ou "General".
  • Tipo de Documento - Atributo responsável por importar Pedidos, geralmente CPF ou CNPJ. Normalmente os sellers optam por utilizar o atributo "TAX/VAT Number" ou "CPF/CNPJ".
  • Configuração do Endereço de Clientes - Este atributo comumente é composto respectivamente por, Rua, Número, Complemento e Bairro. 

  • Descrição - Selecione o(s) atributo(s) de Descrição que deve ser enviado ao ANYMARKET. Neste campo, é possível selecionar mais de um Tipo de Descrição para envio ao ANYMARKET, quando selecionado mais uma Descrição o ANYMARKET, concatena todas elas e atribui um espaço para separação. 
  • Preço - Selecione o atributo que corresponde ao Preço no seu Magento. Lembrando que é possível enviar apenas um atributo de Preço para o ANYMARKET, tal atributo quando integrado ao ANYMARKET, atribuirá no ANYMARKET o campo "Custo" do Cadastro de Produtos.
  • Profundidade - Atributo que corresponde a Profundidade, sempre em centímetros.
  • Altura - Atributo que corresponde a Altura, sempre em centímetros.
  • Largura - Atributo que corresponde a Largura, sempre em centímetros.
  • Vídeo URL - Atributo que corresponde a Vídeo URL, normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • NBM - Atributo correspondente a Nomenclatura Brasileira de Mercadoria, alguns sellers optam por informar neste campo uma equivalência a NCM, porém caso não possua nenhum destes atributos é necessário criá-lo (Criando Atributo no Magento).
  • Origem - Atributo que corresponde a Origem do Produto, esta origem deve ser representada respectivamente pelos números (0 - Nacional; 1 - Importação Direta; 2 - Estrangeira) normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • Código de Barras - Atributo correspondente ao Código de Barras. 

  • Garantia - Atributo correspondente a Garantia, este atributo refere-se a um texto que demonstre a Política de Garantia praticada pela loja, lembrando que tal texto deve ser sucinto e objetivo.
  • Tempo de Garantia - Atributo correspondente ao Tempo de Garantia, tal informação deve ser sempre disponibilizada em meses e sem nenhuma informação de texto, apenas número.
  • Marca - Atributo correspondente a Marca. 
  • Modelo - Atributo correspondente a Modelo.
  • Markup - Atributo correspondente a Markup, esse Markup será atribuído ao Cadastro de Produtos e será utilizado para Cálculo de Preço caso você opte pelo Cálculo Automático de Preço. Normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).
  • Preço Calculado - Atributo correspondente a Preço Calculado, este atributo deve ser do Tipo Sim/Não (Yes/No). Se Sim (Yes) o Preço vinculado ao Cadastro de Produto no ANYMARKET será "Automático", ou seja, Preço de Custo X Markup = Preço Base. Caso Não (No) o Preço vinculado ao Cadastro de Produto será "Manual", ou seja, você deverá acessar o anúncio no ANYMARKET para ajustar tal Preço de Venda. Normalmente os sellers não possuem este atributo disponível na sua loja Magento, neste sentido é necessário cria-lo para que possamos realizar a equivalência de atributos (Criando Atributo no Magento).

Aba Integração de Pedidos - Nesta aba será definido o Fluxo de Integração de Pedidos, como estamos configurando o Back Office II (ANYMARKET) deverá ser selecionado o Tipo de Integração "Magento To ANYMARKET"

Para iniciar a Integração de Pedidos é sugerido que seja selecionado os seis Status de Pedidos disponíveis Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado. 

Selecionado os status é necessário realizar a equivalência de status ANYMARKET > Magento. 

Sendo assim, na aba do lado direito "Status Order ANYMARKET", selecione os seis status de Pedidos (Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado) em seguida associe corretamente a equivalência destes status com o seu Magento. Normalmente estes status podem divergir de Magento para Magento, sendo assim recomenda-se que entre em contato com sua Plataforma Magento para verificar exatamente qual a equivalência de status para que não ocorra nenhuma inconsistência.

Realizado o processo anterior é necessário configurar o Fluxo inverso, ou seja, Magento > ANYMARKET. 

Sendo assim, na aba do lado esquerdo "Status Order ANYMARKET", selecione os seis status de Pedidos (Pendente, Pago, Faturado, Enviado, Concluído e Cancelado), em seguida associe corretamente a equivalência destes status com o seu Magento. Normalmente estes status podem divergir de Magento para Magento, sendo assim recomenda-se que entre em contato com sua Plataforma Magento para verificar exatamente qual a equivalência de status para que não ocorra nenhuma inconsistência.

Aba Sobre - Demonstra algumas informações sobre a versão do Módulo, importante mantenha seu Módulo sempre atualizado com as versões mais recentes.

Pronto, agora basta "Salvar" e seu Módulo Magento estará configurado de acordo com o Back Office selecionado.